Seguidores

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

porcelanas antigas,como saber se são antigas ou não!

Antigamente considerava antiga antiga uma peça produzida até 1910...mas este conceito hoje em dia não está tão evidente já estamos considerando antigas as peças feitas até 1960, Porcelana antiga pode se referir a qualquer objeto, desde xícaras, pires, pratos e itens de decoração (tanto lisos como pintados à mão), até louças decorativas. Muitos colecionadores e comerciantes de antiguidades identificam a porcelana antiga, observando os diversos tipos de sinais na parte debaixo da própria porcelana. Algumas peças estão gravadas com o nome da empresa. Outras não levam marcação nenhuma, e só são identificáveis pelo modelo, ou por símbolos numéricos ou outros códigos. para realmente saber se são antigas siga as seguintes dicas:

 instruçãoes:
 
1-Vire sua peça de porcelana, com cuidado, para o lado de dentro, e procure por um sinal. Peças de porcelana que contêm a inscrição “English Bone China” ou “Bone China” não são consideradas antiguidades, mas produzidas após 1891, junto com a maioria das peças modernas manufaturadas no século 20.

2- Tome nota de quaisquer sinais, para pesquisar em guias sobre porcelana antiga. Empresas de porcelana famosas, tais como a Wedgwood, Meissen, Doulton, e outras, utilizavam símbolos. Verifique os sinais em um guia de preços atual, para obter uma data exata de produção, e o valor.

 3- Aprenda sobre diversos produtores de porcelana antiga, e estude o tipo de porcelana antiga que lhe interessa. Quanto mais você souber a respeito de uma determinada empresa e sua história, mais fácil será identificar os sinais e as características da porcelana em sua coleção.

4- Observe a coloração do sinal. Um sinal impresso ou gravado em cores diferentes de azul indica que as peças foram feitas após 1850. Verifique se a palavra “Royal” está gravada antes do nome da empresa. Peças que apresentam a palavra royal também foram feitas após 1850.

5- Verifique sinais de registro. Sinais de registro de design têm a abreviatura “Rd”, seguida de numerais, e foram utilizados em porcelanas, entre 1842 e 1884. Encontre os sinais que apresentam a palavra “Limited,” ou “Ltd.” Estes sinais são representativos de sociedades anônimas de responsabilidade limitada, e normalmente eram utilizados em peças com origem a partir de 1885. Procure pelas palavras “Trade Mark.” Isto normalmente estabelece a idade da porcelana a partir de 1862, por ser o ano em que a Lei de Marcas entrou em vigo.

6- Procure códigos de meses em porcelanas antigas. Estes códigos eram letras maiúsculas, que representavam diversos meses dentro de um ano em que a fábrica produziu a porcelana. Verifique se há na porcelana, perto do nome da empresa, quaisquer letras maiúsculas que possam indicar o mês ou o ano em que a peça foi feita.

7- Leve sua peça de porcelana para um comerciante de antiguidades profissional. Eles estão mais familiarizados com os sinais de antiguidade em porcelana antiga, e às vezes, poderão estimar uma data e valor, ou oferecer serviços de avaliação profissional. Faça uma busca online de locais de leilão, e websites com fotos dos sinais de porcelana. Às vezes, os websites possuirão informações detalhadas, incluindo a história e datas próximas aos sinais.







textos escritos por marcelo nabozny

fonte de pesquisa:


2 comentários:

  1. Antes de comprar uma porcelana antiga pesquise primeiro o caráter do vendedor pois quem possui um nome a zelar não vende gato por lebre. Os vendedores Ingleses ainda são os mais confiáveis.

    ResponderExcluir
  2. é verdade! comprar em um bom antiquario, é sempre a melhor opção, para não ser enganado...

    ResponderExcluir